Instalações Aparentes: Vantagens e Desvantagens
- Luciana Quirino
- 26 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Desde que os burgueses boêmios invadiram galpões industriais abandonados e transformaram a palavra loft em sinônimo de residência, tubulações viraram, literalmente, peças de exposição. Naquele contexto fazia todo sentido. Com pouco dinheiro no bolso, os moradores restauravam apenas o básico e complementava as instalações hidráulicas com conduítes e canos expostos, não raro pintados com cores chamativas e agregados à decoração.

Loja Diesel em Tóquio, Japão
Deixar as instalações à mostra traz boas vantagens:
Não requer rebaixamento de teto para acomodação de forro.
Simplifica o acesso à infraestrutura para a realização de manutenções.
Pela facilidade de acesso torna a manutenção mais barata.
Permite o aumento de pontos sem necessidade de grandes obras.
Facilita mudanças no layout do ambiente.

Data Center do Google em The Dalles, Oregon
A tubulação é pintada com cores vivas para especificar cada uma delas. São responsáveis por transportar água do sistema de refrigeração para dentro e para fora do centro de dados. As tubulações azuis fornecem a água fria e as vermelhas retornam a água quente para ser resfriada.
Por isso é a solução amplamente empregada em espaços industriais. Nas áreas comerciais e residenciais é também uma opção que confere personalidade ao projeto de interiores.

Restaurante Hatched em Cingapura
Como desvantagem é preciso antes de adotar o conceito ter em mente que:
O custo dos sistemas aparentes costuma ser mais alto que o das instalações embutidas tradicionais.
Para sistemas aparentes há demanda de produtos específicos.
Como a tubulação fica aparente, é necessário que a instalação seja feita por mão-de-obra qualificada e que haja capricho na execução.
Para manter a tubulação sempre bonita é necessário uma limpeza dedicada nos dutos já que a poeira é visível e fica impregnada.

Ambiente da Mostra Morar Mais por Menos, 2009
Os erros mais comuns em instalações elétricas aparentes:
Não planejar a instalação tanto do ponto de vista do dimensionamento, quanto da distribuição. É necessária a criação de um layout detalhado que preveja pontos de interruptores, tomadas e terminações. Deve haver um planejamento que pense na quantidade de interruptores e tomadas que deverão existir e onde serão instalados.
A partir do momento em que está exposta, a elétrica vai além da funcionalidade e se enquadra como parte do design e da decoração dos ambientes da casa, de um restaurante ou escritório. Por isso os conduítes devem estar sempre alinhados uns aos outros para que o design fique harmonioso.
Em reformas ou retrofits, adicionar pontos de alimentação ou de iluminação sem respeitar o projeto elétrico do sistema.
Exceder a quantidade máxima permitida de condutores nos eletrodutos.
Não utilizar acessórios que respeitem a curvatura ideal dos cabos.
Misturar, numa mesma canaleta, cabos elétricos e de telecomunicações.
Contrate um profissional habilitado para o desenvolvimento do projeto e a execução das instalações em sistemas aparentes.
Komentar