top of page
Buscar

Tapetes na decoração!

  • Luciana Quirino
  • 23 de nov. de 2015
  • 5 min de leitura

Tapetes

Responsáveis por dar um toque diferente aos ambientes e torná-los mais confortáveis para quem os frequenta, os tapetes são itens de decoração utilizados há milhares de anos. Desde os impérios da Antiguidade, como os persas, os babilônicos, os egípcios e os chineses, os tapetes são itens que demonstravam classe, nobreza e bom gosto. Mas os tapetes não eram itens comuns nas casas de todos os habitantes destes impérios, apenas a nobreza e a realeza eram “dignas” de possuir itens como estes em suas moradas.

Atualmente os tapetes existem aos montes e qualquer pessoa pode ter um ou vários em sua casa. Os tapetes trazem aconchego para a nossa casa, eles ainda protegem os pisos de riscos, são eficazes quando se trata de acústica, melhorando a distribuição do som no ambiente, e ótimos para setorizar espaços em ambiente integrados.

São diversos modelos, vários materiais, funções distintas e uma infinidade de possibilidades para que os tapetes sejam utilizados. Há algumas regras e dicas que podem fazer com que um simples tapete tenha uma função totalmente especial na sua casa!

Sala de estar Nessa primeira ilustração, podemos ver que todos os móveis (exceto a mesa de centro) ficam no entorno. Nesse caso o ideal é optar por um material mais rígido, para que ele não fique “correndo” no piso e não tenha o risco de alguém topar. Se a intenção for fazer dele o ponto focal, vale apostar em algo mais colorido, escolhendo então um mobiliário mais neutro. Já para ampliar uma sala pequena, os clarinhos são mais indicados.

Solução tapetes pequenos

A segunda opção é a mais usual, ficando os móveis um pouquinho por cima do tapete, deixando-o bem fixo. Para quem tem crianças ou pessoas idosas em casa, é muito aconselhável, minimizando possíveis acidentes. Essa disposição integra os objetos que estão sobre ou perto dele, como o(s) sofá(s) e a(s) cadeira(s).

Solução tapetes médios

E ainda existe a possibilidade de optar por um tapetão. Neste caso, ele pode abrigar todos os móveis.

Solução tapetes grandes

Aqui as regras dizem respeito a disposição dos sofás, das poltronas, das banquetas e de outros itens para se sentar na sala de estar em relação aos tapetes.

Tapete para sala de estar

A primeira regra (sala azul) vale para salas onde o espaço deve ser otimizado e a decoração precisa estar em sintonia. Um tapete com tamanho mais avantajado pode ser utilizado e apenas os pés da frente dos sofás estão sobre ele. Os pés de trás ficam fora do tapete. Em primeiro lugar, esta regra permite que a sala tenha um aspecto de ser mais espaçosa, mas, ao mesmo tempo, é coesa e aconchegante.

A segunda regra (sala verde) fala de uma assimetria em relação a posição dos pés dos sofás e poltronas sobre o tapete. Por exemplo: há um sofá maior e duas poltronas do lado oposto na sala. Apenas os pés da frente do sofá ficam sobre o tapete, mas todos os pés das poltronas ficam sobre ele. As poltronas são menores do que o sofá e ficam melhor colocadas se todos os seus pés ficarem sobre o tapete. Em muitos casos a própria disposição dos móveis na sala exige que isso seja feito. E funciona, desde que feito com bom senso.

A terceira regra (sala rosa) para salas de estar é colocar todos pés dos sofás e poltronas sobre o tapete. Funciona para salas menores e ajuda a criar um ambiente mais aconchegante. Os tons do tapete, do piso e das poltronas devem estar em sintonia. Neste caso, o tapete a ser utilizado deve ser maior e mais abrangente na sala de estar.

A última regra (sala roxa) para tapetes em salas de estar deve ser aplicada quando nenhum pé dos sofás e poltronas fica sobre o tapete. Esta é uma situação mais interessante quando a pessoa deseja uma sala com aspecto mais amplo e uma decoração mais clean. Um tapete menor deve ser utilizado e os sofás e poltronas ficam ao seu redor. Utilize um tapete estampado ou em relevo para dar um toque especial à decoração de sua sala se preferir seguir esta regra.

Algumas formas criativas e diferentes de utilizar os tapetes:

Sala de jantar

Aqui a regra é bem simples. Não é todo mundo que usa tapetes sob mesas de jantar. Mas se você pretende fazer isso, deve seguir uma regra básica: seu tapete deve “cobrir” toda a área da mesa e das cadeiras.

Além disso, ao se levantar da cadeira a pessoa precisa afastá-la da mesa. Jamais as “pernas” traseiras da cadeira podem tocar o chão sem o tapete. Para isso, basta colocar um tapete com 60 a 70 centímetros de folga em relação à mesa. Assim, ao sair da mesa, a pessoa não colocará nenhum pé da cadeira no piso.

Tapete para sala de jantar

Quartos

A regra de colocação para tapetes em quartos ou dormitórios também é bem simples e exige apenas o bom senso e tapetes de tamanhos adequados.

E isso independe se o seu quarto possui apenas cama de solteiro (uma ou duas) ou uma cama de casal: o tapete deve ter um tamanho suficiente para que, ao se levantar ou se deitar, você coloque os pés sobre o tapete em qualquer um dos lados. A única exceção neste caso acontece se um dos lados da cama estiver voltada para a parede. Neste caso é possível colocar um tapete menor apenas do lado em que você levanta.

Tapete para quarto solteiro
Tapete para quarto casal

Comprar um tapete pode parecer uma tarefa simples e objetiva. No entanto, é necessário ter total certeza da compra e saber se o item que você escolheu está dentro daquilo que sua casa necessita e comporta. Por isso leve em consideração algumas dicas interessantes na hora de escolher o melhor tapete para sua sala, seu quarto, sua sala de jantar ou qualquer outro ambiente em seu imóvel:

  • Teste e meça o local onde o tapete será colocado. Pode parecer perfeccionismo, mas um tapete colocado de forma equivocada ou com tamanho além do espaço disponível pode colocar sua decoração por água abaixo;

  • Teste o tapete: algumas empresas permitem que você leve o tapete para testá-lo em sua casa. Isso é importantíssimo, pois evita que você compre o item errado e tenha que ficar com ele, pois já está pago;

  • Peça para ver o tapete no chão. A maioria das empresas expõe os tapetes pendurados. Eles parecem ser uma coisa quando estão pendurados, mas ficam diferentes quando colocados no piso. Faça este teste e você terá uma ideia de como tudo vai ficar na sua casa;

  • Escolha a decoração com base no tapete ou o tapete com base na decoração: esta é uma dúvida cruel e muito válida da maioria das pessoas. Mas é possível afirmar categoricamente que é muito mais fácil escolher o tapete a partir do resto da decoração do que escolher a decoração com base num tapete que você já comprou;

  • Tapetes claros sujam mais, evite colocá-los em casas com crianças e animais! Não é porque você tem três filhos e dois cachorros que não pode ter tapetes em casa. Você só precisa escolher de forma consciente o seu tipo de tapete. Use cores mais escuras e tapetes do tipo buclê, mais fáceis de limpar;

  • A sala de estar é um local que deve ser confortável, use tapetes confortáveis. Neste caso, os tapetes de pêlo cortado são mais interessantes.

 
 
 

Commentaires


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page